Ciclone raro traz tempo chuvoso e alerta para Santa Catarina nesta segunda-feira

  • Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil -

Defesa Civil prevê chuvas intensas, rajadas de vento e risco de granizo em diversas regiões do estado

Santa Catarina se prepara para enfrentar as consequências da possível passagem de um ciclone raro nesta segunda-feira (19), conforme alerta da Defesa Civil. Embora o fenômeno deva permanecer como uma depressão subtropical e seguir em alto mar, ele trará um fluxo de umidade à costa catarinense, resultando em chuvas intensas e temporais isolados.

O início das chuvas está previsto para a manhã, começando pelo Grande Oeste do estado e se espalhando gradualmente para o restante da região ao longo do dia. Acompanhados dos temporais, podem ocorrer raios, rajadas de vento e queda de granizo, especialmente do Extremo Oeste ao Litoral Norte, alcançando também o Vale do Itajaí e parte da Grande Florianópolis.

A Defesa Civil classifica o risco como baixo nas áreas em verde e moderado nas áreas em amarelo para ocorrências como destelhamentos, alagamentos e enxurradas pontuais, como indicado no mapa de alerta divulgado.

Os ventos devem soprar com fraca intensidade e sem direção predominante. As ondas apresentarão alturas entre 1,5 e 2 metros, de quadrante Leste. As temperaturas durante a tarde devem girar em torno dos 32°C no Extremo Oeste, Oeste, Vale do Itajaí e Litoral Norte.

Diante desse cenário, a população é orientada a evitar transitar em áreas alagadas e a ficar atenta a locais próximos a rios e ribeirões. Em casos de emergência, é recomendado contatar a Defesa Civil Municipal pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros através do telefone 193.

Quanto ao risco do ciclone raro, na última sexta-feira (16), a Marinha do Brasil identificou uma depressão subtropical na costa do Rio de Janeiro, que poderia evoluir para um ciclone subtropical. No entanto, a Defesa Civil informou que a previsão indica que o sistema permanecerá como uma tempestade tropical, sem se tornar um ciclone. Apesar disso, medidas de precaução estão sendo adotadas em Santa Catarina, considerando possíveis impactos como agitação marítima e ventos costeiros.

Saiba quais serão as novas cores dos ônibus de Joinville Anterior

Saiba quais serão as novas cores dos ônibus de Joinville

PA Norte passará por obras de manutenção no telhado Próximo

PA Norte passará por obras de manutenção no telhado

Deixe seu comentário